segunda-feira, 15 de agosto de 2011


                                                           VISUAL KEI



Visual kei (em japonês: ヴィジュアル系, visual kei/bijuaru kei?, "linhagem visual" ou "estilo visual"), ou visual j-rock, é um movimento musical que surgiu no Japão na década de 1980[1].
Consiste na mistura de diversas vertentes musicais como rock, metal e, muitas vezes, uso de instrumentos relacionados à música clássica, tais como violino, violoncelo, orgão, cravo e piano (exemplo de bandas que utilizam esta influência seriam MALICE MIZER, Moi dix Mois, Sito Magus e Versailles). Uma das peculiaridades desse movimento é a ênfase na aparência de seus artistas, muitas vezes extravagante, outras vezes mais leve, mas quase sempre misturada com a androginia, e shows chamativos. No visual kei a música anda sempre ao lado da imagem e vice-versa.
Algumas bandas consideradas pioneiras do visual kei são, X JAPAN,D, D’ERLANGER, NIGHTMARE , DEAD END, BUCK-TICK, Kamaitachi e COLOR. O movimento teve seu auge em meados da década de 1990, quando bandas como BUCK-TICK, X JAPAN, LUNA SEA, Kuroyume, MALICE MIZER, SHAZNA e outras conquistaram o público e o mercado japonês. Mais tarde, durante os anos 2000, bandas como Nightmare,Moi dix Mois, D'espairsRay, BLOOD, Art Cube, Kagerou, Kagrra,, Onmyo-Za,Alice Nine e the GazettE iniciaram campanhas oficiais na Europa e em alguns países das Américas, lugares onde hoje em dia também já existe uma base sólida de fãs do movimento.
O visual kei sempre foi um movimento dinâmico e com o tempo foi ganhando variadas vertentes.

Kotevi kei

Esse gênero foi interpretado e tido como um dos mais proeminentes, ao menos na década de 1990. Pensa-se que o nome foi dado como antônimo de "soft visual kei".

O kotevi kei tem tendência a dar mais ênfase à presença de palco do que a performance musical em si, sendo caracterizado pelo uso de roupas esplendorosas e vistosas.

 

Soft Visual Kei

Conforme o nome, são bandas que utilizam como fundamento roupas pouco chamativas e maquiagem leve (por exemplo, apenas base), sendo assim um estilo "contrário" do Kotevi Kei. É o estilo de visual que possui o maior número de fãs homens. Surgiram com força no final da década de 1990.


Kurofuku kei

É um estilo com base nas roupas com elementos pretos. Refere-se a bandas do final da década de 1980 e da primeira metade da década de 1990, que possuíam um estilo mais obscuro, com possível referência ao gótico. Não é comum usar o termo "kurofuku kei" para se referir às bandas que utilizavam roupas compostas por esmalte.

Se novamento formos comparar esse estilo com o kotevi kei, a maquiagem é pouca, e é comum usar maquiagens que dêem uma imagem mais obscura.

Koteosa kei

Se Tornou popular a partir de 2005 considerado uma evolução do Oshare Kei. Tanto pela aparência quanto pela música, pode-se pensar que é resultante da fusão de oshare e kotevi kei. O LM.C é um exemplo do Koteosa Kei.

Iryou ke

Nome dado às bandas que chegaram a usar aparência que remete a uma atmosfera médica, como roupas de hospital, gazes ou curativos de olhos. As composições seriam obscuras e remeteriam a locais sombrios e úmidos.

Nagoya Kei

 a nagoya kei tem a peculiaridade por referir-se a bandas de um local bem especifico: a região de nagoya. as bandas desse estilo geralmente possuem influencias do punk britanico, gotico ocidental e algumas vezes do deathmetal.

o genero, que se expandiu a partir dos anos 90, e famosa pela forte conexão entre bandas majors e indies, que acontece talvez pelo fato de nagoya não ser uma região muito grande, facilitando a formação de uma cena bem ativa, com bandas mais novas sendo influenciadas diretamente por suas antecessoras. o nagoya kei pode ser classificado cronologicamente por tres gerações:

 segunda geração: de 1997 ate 2002, tem como representantes bandas como deadman e gullet

 

terceira geração: vai de 2002 ate os dias de hoje, tem em principais nomes bandas como lynch e deathgaze

 angura kei

 a palavra angura vem do ingles "underground", ou seja, uma manifestação alternativa. a proposta do angura kei e a de ser uma contra-cultura, preservando a cultura tradicional japonesa em detrimento da invasão ocidental pos-anos 60. as bandas desse estilo se apresentar com roupas tradicionais japonesas (como quimonos0), e muitas vezes possuem u vocal feminino, prativa não muito comum no visual kei, que e composto em sua maioria homens. algumas dessas bandas tambem costumam utilizar instrumentos tradicionais japoneses, como o "shamisen", um instrumento de tres cordas utilizado pelas queixas no japão antigo.

Eroguro Kei

A palavra "eroguro" é uma mistura adaptada para o japonês das palavras "erotic" ("erótico" em inglês) e "grotesque" ("grotesco" em inglês). O termo "eroguro kei" vem do movimento "eroguro nonsense", estilo artístico criado no Japão por volta de 1920, expressado através da literatura, artes visuais e, no final dos anos 1980, na música, principalmente no movimento visual kei. Temas decorrentes do eroguro kei são representações decadentes de sexualidade, horror chocante e humor sádico, embora isto não seja uma regra.




Angura Kei e Eroguro Kei

Estas definições de angura kei e eroguro kei não são definitivas ou absolutas. As informações sobre os assuntos disponíveis em idiomas ocidentais são escassas ou, em muitos casos, de baixa confiabilidade, por serem textos que freqüentemente expressam as visões pessoais de fãs. Algumas vezes, é difícil definir até mesmo se uma banda é na verdade eroguro ou angura.

 

 

arygatou gozaimasu por ler


 

2 comentários:

  1. bem gente o visual kei tem farios estilos mais fora estes ainda tem white dentre outros mas o visual kei ñ e so j rock tambem são outros estilos
    sayonara
    aguardem outras dicas ate mais

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir